segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Os Sonhos

Todos nós temos sonhos, e todos nós sonhamos.
Sonhar é repetir na alma aquelas imagens e coisas que nos conseguiram ou conseguem impressionar.
Estamos numa época de sonhos, por excelência: as crianças sonham com o Pai Natal e que este lhes traga o brinquedo ou presente com que sonharam ou a televisão os induziu de que era fantástico!
Os adolescentes, sonham «ser grandes» como os «grandes» e poderem fazer tudo que eles fazem. Os jovens sonham com um futuro risonho, com o final do seu curso para poderem ter um bom emprego e ganhar muito dinheiro, nem que para isso pouco contribuam, pois hoje, busca-se muito o facilitismo, o ser muita coisa e o ter muito!
Aos jovens, interessa mais o TER do que o SER. Eles sonham muito com o TER, sem se preocuparem mais com o SER, esquecendo-se que o SER é essencial, já o TER é acidental, é transitório que passa correndo, sem deixar marcas da nossa presença!
A família sonha com a felicidade e a estabilidade de todos os seus membros.
Já os idosos sonham com uma velhice tranquila. Sonham com a paz e o bem-estar de toda a família. Sonham e esperam pelos beijos dos netinhos e, ensinam-nos que a velhice não é um calvário, mas uma conquista!
Há sonhos bons e sonhos maus durante o nosso sono. Os maus sonhos, são pesadelos incómodos e são aqueles que não nos interessa decifrar. Mas, a todos eles devemos receber com naturalidade, sem nos preocuparmos com o que possam significar!
Por favor, amigos, não deixem nunca de sonhar! Sonhem com a beleza das flores e com a preferência das cores! Sonhem com os passarinhos todas as manhãs a cantar! Sonhem com a vida e com cada instante que vivemos!....
Sonhei…
Sonhei que era feliz,
Mas a felicidade fugiu!
Apanhou-me desprevenida
E procurou outro abrigo!
Sonhei que era rica,
Mas a riqueza nada valia!
Era apenas um sonho
E de mim fugia, fugia!...
Sonhei que era «grande»,
E podia o mundo mudar
Acordei e deparei-me,
Que nem este mundo queria amar!
Sonhos maus e sonhos bons
Todos temos algum dia!
Mas não vale a pena sonhar,
Com benesses desta vida!
                                                             Konnie Sarmento

Nenhum comentário:

Postar um comentário