terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O Amor

O AMOR, pode dizer-se que é significado de alegria, bem estar, felicidade, riqueza… No entanto, e por muito estranho que pareça, a palavra AMOR, é muito mal usada e, por vezes brinca-se com ela, pisa-se e mata-se o verdadeiro AMOR.
É pena, pois o AMOR é a melhor coisa da nossa existência; é a doação do nosso melhor órgão. Lembremos que:
«Amar, é dar de presente o nosso coração»
O AMOR, é o resultado de um acto de amor muito importante para o homem porque foi Deus quem fez o homem e lhe deu uma companheira – a mulher – para que, juntos, e pelo AMOR, encontrassem a continuação de si mesmos em seus filhos!
O AMOR, é a primeira e mais autêntica vocação do ser humano. Sem ele, o ser humano converte-se em desumano, egoísta, tirano, sem coração…
Um mundo sem AMOR, é uma região continuamente gelada – um iceberg.
E a vida? Que diremos da vida sem AMOR?
Sem AMOR, a vida é morte, porque não tem sentido, não tem vida!...
«Ama e faz o que queres»
Este ditado antigo, para muitas pessoas, pode ter um significado perigoso e pode significar permissão para se fazer o que se quer, com toda a liberdade! Isto é o maior dos enganos…
O AMOR tem de ser verdadeiro, puro, desinteressado e despretensioso, isto é, sem esperar qualquer recompensa! O AMOR, só se paga com muito AMOR, por isso dizemos que tem de ser recíproco.
O AMOR, é a grande experiência do ser humano, porque começa na existência da sua vida e acompanha-o ao longo dela.
Uma criança é a mais clara demonstração de AMOR entre um homem e uma mulher. É o fruto de amor e não pode ter a sua origem senão no AMOR – no AMOR VERDADEIRO.
Enquanto pequena, a criança passa a viver no amor mútuo de seus pais.
Quando adolescente, começa a sentir o amor traiçoeiro, por vezes um amor desiludido e não correspondido – é o amor por alguém sem ser correspondido, por alguma coisa sem ideal, enfim, a forma do AMOR talvez mais ilusória e sem raiz.
E, quando adulto, se o AMOR é sério e verdadeiro, leva-o à felicidade e ao AMOR legítimo do matrimónio.
O AMOR não é uma coisa simples, pode ser até perigoso, um fardo, uma angústia ou uma culpa. Por isso dizemos que o AMOR tem várias formas e escalas, por estar tão intimamente ligado ao ser humano, à sua alma e ao seu corpo.
Podemos considerar que o AMOR tem três formas: o amor-desejo, que se dirige  especialmente aos egoístas e o seu fim é o prazer; o amor-sacrifício, que é o AMOR de sacrifício ao ser humano (em que se quer a felicidade de quem se ama) e o amor-união, que leva ao matrimónio.
O AMOR, é uma chama que nunca se deve apagar, deve manter-se sempre acesa e ser alimentada, porque o AMOR… é para toda a vida!


Mensagem
No dia de S. Valentim,
O protector dos namorados,
Eu vou dedicar-te um poema,
Por todo o AMOR que me tens dado.

Mas não deves esquecer,
Que este dia não é o único!
S. Valentim é todos os dias,
Para quem…. Se ama muito!

Hoje, tomei eu a iniciativa,
De te dizer que te amo.
Que seja assim por toda a vida,
Sem mentiras e… sem enganos!
                                                                            Konnie Sarmento

Um comentário:

  1. Belo! Belo poema e palavras! O amor é mesmo a fonte de tudo... Beijos!

    ResponderExcluir