quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O Orgulho


O Orgulho é um dos defeito mais criticáveis da nossa vida. É um sentimento aparvalhado e vazio, que se torna ridículo aos olhos dos outros; é uma tremenda asneira, só aplaudido pelos pobres de espírito!
Pode-se ter orgulho das nossas raízes, sobretudo se forem de origem humilde e, também podemos ter orgulho de nos tornarmos ricos, através do nosso trabalho e da nossa honestidade, mas nunca ostentar o orgulho como um sentimento de auto valorização, de vaidade ou brio.
Podemos ter orgulho da nossa terra, que vemos evoluir ao longo dos tempos e, poderíamos ter orgulho da nossa Pátria e da sua gente, o que de momento, devido às circunstâncias, não nos dá grandes motivos para nos orgulharmos, mas… é a que temos e só se renunciarmos a ela através da imigração, porque de contrário, temos que amá-la e respeitá-la!
Podemos e devemos ter orgulho nos nossos filhos e netos e de todos os seus feitos!
Mas o que não devemos, mesmo, é ter orgulho dos nossos comportamentos orgulhosos, porque só os outros é que podem valorizar-nos e não sermos nós próprios a ter esse sentimento de presunção.
Se tivermos algum orgulho, que seja o de ser bom para os outros!

O Orgulho
 Espreitou um dia o orgulho,
Pela fechadura da minha porta,
Não viu nada de interessante,
E, logo… logo se foi embora!
Senti um barulho e a porta abri,
Vi a avareza na escada sentada,
Queria entrar em minha casa,
Mas foi corrida à pancada!
O orgulho e a avareza,
Caminham sempre lado a lado.
Comigo não têm sorte,
Mando-os logo para o diabo.
                                                       Konnie Sarmento

Um comentário:

  1. Muito bom o seu post... sábia palavras..
    Eu também escrevo, e seria uma honra a sua visita...
    http://tecladobrasileiro.blogspot.com/
    Gostaria de saber a sua opinião...

    Me diga oq vc acha dos meus textos, comenta lahh..
    Quem sabe até seja digno de ser seguido...
    =)

    um grande abraço..

    Valeu

    ResponderExcluir