sábado, 4 de dezembro de 2010

A Oração

Não podemos nunca esquecer a Mãe de Jesus e nossa Mãe do Céu. Por isso devemos pedir-lhe protecção, porque por intersecção dela, chegamos mais depressa a Jesus. A isso chama-se oração.  A oração na minha perspectiva:
Realmente, umas pessoas rezam, outras não. De entre as pessoas que rezam, umas fazem-no por interesse; outras por rotina e também há quem faça oração a partir da vida e a conduzir à vida, isto é: se a vida corre bem, rezam, se a vida não corre bem, simplesmente não rezam (não têm necessidade).
De entre as pessoas que não rezam, umas fazem-no porque a oração não lhes diz nada; não sentem nada… Outras, porque têm uma vida cheia de trabalhos e preocupações.
Realmente, a vida de certas pessoas é tão cheia, que quase não têm tempo para nada; é o emprego com as deslocações e às vezes as horas extraordinárias… é a lida da casa, que dá a impressão que quanto mais se faz, mais aparece para fazer; são os serões dedicados ao estudo, etc.etc.
Há ainda as pessoas que deixaram de rezar.
Umas, por já estarem cansadas  de pedir coisas a Deus e nunca terem sido ouvidas. Outras por verificarem que havia pessoas que não ligavam nada a Deus nem á oração e que a vida lhes corria às mil maravilhas.
Por fim, há também aquelas pessoas que fazem troça dos que rezam e vão à missa.
Uns acham que os que vão à missa e rezam, são os piores; para ser como eles, mais vale pôr de lado essas coisas; outros, porque acham ridículo certas orações e manifestações de culto, como, por exemplo: na doença, fazer promessas e rezar a Deus e aos santos, descuidando a ida ao médico; oferecer velas a N. Senhora para obter bons resultados nos exames, sem ter estudado para isso.
Estas e outras manifestações religiosas, não levarão o Homem a uma atitude de preguiça? Assim, em vez de procurar a solução para os seus problemas, esperam que seja Deus a fazê-lo.
Em face a isto, uns concluem que a oração é coisa de pessoas atrasadas ou então para crianças e velhos. Se a ORAÇÃO fosse só isto e principalmente isto?!... mas a oração é algo muito diferente.
O QUE É ENTÃO A ORAÇÃO?
Exactamente… é Cristo.
A oração é o encontro com Deus. É um encontro dos filhos com o Pai. Pai que é amigo, que cuida dos seus filhos e se interessa por eles.
REZAR É ENCONTRAR-SE COM ESTE DEUS QUE É PAI E É AMIGO.
Sim Deus é o Amigo, que está sempre connosco, que nunca se cansa de nos ouvir, o Amigo com quem nos podemos encontrar em qualquer lugar e circunstância.
É na oração que nos encontramos com Ele. E para rezar bem, não é preciso dizer muitas palavras e muito complicadas. Ele conhece-nos muito bem. Sabe melhor do que nós, aquilo que precisamos. O principal… é estar com Ele.
A grande prece ou oração não é a que consegue que Deus queira o que nós queremos, mas que nós consigamos chegar a querer o que Deus quer. Se não procurarmos momentos de intimidade com Deus, se não o desejarmos com todas as nossas forças, a nossa vida, ainda que pareça de boas obras, torna-se estéril. A fé em Deus, Seu amor, a confiança n’Ele, são coisas bastante diferentes do que muita gente cristã pensa. Os verdadeiros santos, como os autênticos amantes, viveram o amor de Deus, mas sem passar a vida toda a perguntar como Ele lhes iria agradecer. Amar Deus, porque é rentável, é confundir Deus com um bom negócio.
Para rezar bem, uma coisa é necessária: AMAR. Então, os nossos encontros com Deus têm de ser semelhantes ao daqueles que se amam deveras. Recordemos Pegadas na Areia: quando uma pessoa caminhava no areal da praia, destroçado por um grande desgosto e cada vez que se voltava para trás, via no areal as suas pegadas e paralelamente a elas, as pegadas de outra pessoa. A certa altura, deixa de ver as outras pegadas e apenas vê as que julga serem as suas. Então, vira-se para Deus e diz-lhe: «Senhor, quando eu mais precisava de ti, deixaste de me acompanhar?» e Deus respondeu-lhe: «Não, meu filho, quando deixaste de ver as duas pegadas, foi quando peguei em ti ao colo»!
Se em qualquer lugar, podemos falar com Ele, também aqui o podemos fazer. E, porque Deus é PAI, podemos dizer como Ele nos ensinou: Pai nosso…
Se também no silêncio, Lhe podemos falar; se contemplar, também é rezar, rezemos sobre a Sua imagem, meditemos na figura de Jesus Cristo e recordemos um pouco o que foi a Sua vida - vida de doação por nós:
A Cabeça
Senhor, Plínio diz que os Teus cabelos eram longos, flexíveis e belos!...
Agora, são coroados de espinhos e são uma pasta de sangue e suor!…
Os Olhos
Teus olhos, Senhor, falam mais que mil palavras!
Cobriram-se de lágrimas por Lázaro e Jerusalém!
Se os olhos são o espelho da alma, em Ti, Senhor, são o espelho da Tua divindade.
São sinal de contradição, de salvação…
São sinal de Perdão.
Os lábios
Teus lábios, abriram-se para abençoar, consolar, guiar, perdoar, ressuscitar…
No momento em que pensávamos que se iam abrir para testemunhar a injustiça que Te faziam, cerram-se!…
Cristo é todo silêncio!
As mãos
Tuas mãos calejadas de trabalho da oficina, abriram-se para curar.
Esperaram para ser atravessadas pelos cravos. Abriram-se para que o homem visse que estás à nossa espera.
Os pés
Lavados com as lágrimas de Maria Madalena, agora sujos, cheios de sangue e pó!... (neste quadro de dor, tudo se agudiza. Jesus vê que todos O abandonam: cegos, esfomeados, paralíticos e até os discípulos, todos fugiram).
Todos? Não…grita alguém! É verdade, dizem que ao lado de um grande homem, está sempre uma grande mulher. Jesus não foge à regra. É Sua Mãe! Sim, este condenado também tem Mãe! É a nossa Mãe do CÉU.
Sim Mãe, Teus filhos somos nós e choram por Vós.
- Senhora das Dores, neste momento há mães que estão a chorar, mães com as mãos atadas na cabeça ao verem esses tubarões a dilacerarem os seus filhos no mar da droga. Mãe das Dores, ensina-as a sofrer!
- Senhora das Sete Espadas, neste momento há mães a sofrerem com os seus filhos no desemprego, no caminho das desilusões, numa vida que cada vez mais não tem sentido. Conforta-as, Senhora, para que os caminhos do Teu Filho, sejam os caminhos dos homens. Ajuda-as, Mãe Santíssima, pois contigo, temos a certeza que as dores humanas são imagens da Tua dor e assim poderemos dizer como Régio: «A dor desta mulher, não me assusta. A Sua dor, quase me apraz»!

Orar é…
Orar, é falar com Deus,
Confiar-lhe os meus segredos,
Senti-Lo sempre presente,
Nas horas que me sinto… carente!
Orar, é evocar e glorificar,
É sentir e aceitar,
O Seu Mistério Transcendente!
Orar é admirar a beleza invisível,
De amor e de verdade.
É agradecer a  verdadeira e completa liberdade.
Orar é ensinar o amigo
A encontrar a esperança.
É dar testemunho da fé;
É agradecer a Deus pela vida,
E ajudá-lo a transmiti-la.
Orar, é encarar a realidade,
É aceitar a morte com bravura
E… partir com dignidade!
                                                           Konnie Sarmento

Nenhum comentário:

Postar um comentário