domingo, 28 de novembro de 2010

O Pai

Falar deste ser maravilhoso, acarreta um grande risco e uma grande responsabilidade. Ele é o progenitor e, tradicionalmente, era o chefe de família. E, digo que o era, visto que a legislação moderna, já não lhe reconhece essa qualidade, atribuindo o «poder paternal» ao pai e à mãe, de modo igual. Mas, falemos dessa figura incontestável que é o PAI tradicional, chefe de família, protector e ídolo para muitos filhos: o PAI (quando o sabe ser), é a figura central duma casa de família a quem se deve o maior respeito e obediência; é o amigo; o companheiro de brincadeiras; o piloto que comanda e equilibra o barco da família; é aquele que não dorme, para  cedo ir trabalhar; é, ainda, aquele que é capaz de enfrentar com serenidade as tempestades da vida, sem deitar as culpas a ninguém; é, também aquele que acredita na novidade do amanhã, embora oprimido pelo cansaço!
O PAI, é o ser que também enfraquece com o chegar do Outono da vida, como a folha que voa daqui para acolá em busca de descanso. Quando as suas energias enfraquecem e os seus males lhe dilaceram a alma… sofre!
Para mim, o meu Pai é aquele ser que me sabe compreender, escutar… que se alegra com as minhas alegrias e sofre com os meus males e os meus problemas;  me pede silêncio, quando tenho motivos para me exaltar!...
Existe um Velho Homem
Que se esmerou no cumprimento do seu dever,
Para dar bom exemplo;
Que, apenas fisicamente, passou o dia distante,
Na conquista de um futuro melhor;
Que, ao fim da labuta diária,
Regressava a casa para trazer muito amor e carinho;
Que, muitas vezes, passou noites em claro,
Para resolver os problemas da família e do lar;
Que ficou calmo,
Quando se podia exaltar;
Que chorou à distância, a fim de não ser observado;
Que esteve sempre presente,
Para nos orientar;
Que, mesmo doente e cansado,
Ainda arranja forças para nos consolar;
Que vibra, se emociona e se orgulha,
Pelos feitos daqueles que tanto ama…
                                                                                     …. Esse homem é o meu PAI!
                                                                                                                                      konnie Sarmento

Nenhum comentário:

Postar um comentário